terça-feira, 24 de agosto de 2010

Proxima Gig: Sexta,03 de Setembro - 5º Aniversário GuestDjs - @AWAKE Concept Club - Curitiba /PR

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

::::FOTOS @BOTEQUIM SANTANA 20/08:::: Veja quem Passou por la!!!



















segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cronica: Cena Gaucha!!

Bom, eu tenho a visão de que a cena Gaúcha não esta assim tão má quanto se fala por ai.
Vejo diariamente pessoas a demonstrarem o seu descontentamento com a cena "POP" Gaúcha, desde Djs a simples frequentadores de baladas.

A minha opinião acerca disso, é que não é do dia pra noite que se faz as pessoas ouvirem musica electrónica conceito, e é isso que os precursores da noite, têm que entender.
È um processo demorado, que leva o seu tempo, e tem que ser dosado, ou seja, não é fazer eventos onde 100% da musica que irá passar será apenas conceito,mas sim fazer eventos onde a musica electrónica comercial também esteja presente.E gradualmente ir impondo cada vez mais o conceito, mas tentando manter sempre o "alimento" do publico (E-music Comercial) presente.

Quero com isso mostrar que, tem muitas pessoas que caem de para quedas nesses eventos, e uma vez não gostam, não frequentam mais e isso significa o que? Eventos de musica Electrónica conceito sem publico, investimentos altos para retornos baixos. Depois acontece que as pessoas desistem da cena, revoltam se, criticam etc etc.
Não se pode com um simples estalar de dedos, fazer desaparecer com a musica electrónica comercial. Seria fácil demais, sendo que é totalmente impossível.

O RS tem otimos precursores da E-music,(não falta gente para organizar a cena, como se diz por ai), só que infelizmente nem todos têm a capacidade de ter a mente aberta pra perceber que "moldar" o publico é um processo que leva o seu tempo.

Vejo também alguns idealistas e algumas entidades que querem levar a bom porto a cena gaúcha, e embora não gostem do método de como as coisas estão a ser conduzidas, tiveram a capacidade de entender que só assim poderão colher frutos no futuro.

Não adianta quererem incutir nas pessoas a musica electrónica conceito, de uma hora pra outra... a não ser que abram a cabeça do publico e coloquem um CD de E-music conceito dentro dela...

Bom, esse é o meu pensamento em relação a cena, teria muitos outros pontos em que poderia focar tambem..mas fica para uma proxima..

Bom isso não é uma critica mas sim uma visão de quem veio de fora do Pais.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Proxima Gig: Sexta, 20 de Agosto de 2010 @BOTEQUIM SANTANA, GRAMADO

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Foda-se a tecnologia – Viva as músicas e os DJs - Autor: Ilan kriger

Acabei de responder uma entrevista para revista Super Interessante que me inspirou para escrever este artigo.

Não estou louco não, quem acompanha o blog sabe como eu gosto de novas tecnologias e como eu me esforço para popularizar elas.

As excelentes perguntas que o jornalista Alexandre Carvalho dos Santos enviou sobre as novas tecnologias que devem chegar as pistas de dança no futuro, me fizeram refletir que mesmo com uma evolução das ferramentas o fator que vai ser sempre mais importante é o humano.

Do que adianta uma casa noturna contar com o melhor sistema de som/iluminação/vídeo do mundo se o DJ não toca a música certa na hora certa.

Não vou reproduzir as perguntas e respostas na íntegra aqui, mas gostaria de discutir alguns pontos com vocês:

As ferramentas que os DJs utilizam vão mudar em 3/5 anos?

Eu acredito que não. Atualmente vejo DJs tocando com vinil, cd e computador, você pensa diferente?
Novos CDjs, softwares e controladores são lançados a cada dia, e em 5 anos essa quantidade vai ser enorme, mas mesmo assim, entre o lançamento e a aceitação pelos DJs (e donos de casas noturmas que precisam comprar os equipamentos) existe um espaço de tempo muito maior.

O futuro dos equipamentos para DJs é portátil?

3 anos atrás foi lançado o http://www.pacemaker.net/ ele prometia substituir os tradicionais toca-discos e CDjs e mixers, mas pelo preço alto, acabou se transformando em um brinquedo caro e pouco usado.
O Ipad inicialmente foi visto com grande ceticismo, mas ele tem um potencial enorme para permitir que DJs e produtores musicais testem ideias que depois podem ser desenvolvidas em equipamentos mais profissionais.
Não vejo ele (pelo menos nos próximos anos como um substituto de um estúdio completo ou dos equipamentos básicos de um DJ). Mas ele pode ser usado com facilidade como uma controladora do computador (com um software de discotecagem ou produção musical) e também cara criar sons ao vivo:

Esses são dois bons exemplos:

O DJ deve estudar novas tecnologias?

Eu acredito que sim, e você?

A figura do DJ foi responsável por importantes mudanças dentro das casas noturnas e clubes, foi um DJ que propos anabolizar os sistemas de som com mais caixas de grave e agudo e melhorar os sistemas de iluminação. Por isso, se forem ocorrer mudanças os próprios DJs que vão precisar ser responsáveis.

Dentro de uma casa noturna, você tem 3 elementos importantes para criar o clima e entreter as pessoas – Som, luz e vídeo. Atualmente alguns DJs já conseguem fazer trabalhos que aliam essas 3 ferramentas. No futuro vai ser muito comum esse tipo de interação, com isso a experiência dentro de uma pista de dança vai ser algo mais imerssivo e adaptável a cada situação.

O DJ vai poder desligar as luzes no momento certo, inserir um vídeo de alguém cantando (com o som junto), isso tudo vai ser pilotado de um simples laptop.
Transmissão ao vivo de baladas também devem crescer bastante, um sistema que tem sido usado para esse tipo de streaming é o Twittcam: http://twitcam.com – muitos artistas tem feitos sets e palestras neste formato.

O Ritchie Hawtin é uma excelente referência:

Ele já antecipou o futuro em um projeto antigo – Kontakt – lá ela já controlava áudio, vídeo e iluminação:http://www.ilankriger.net/producao-musical-live-pa-dj-e-vj/o-dj-assume-o-controle/

Este ano ele novamente colocou o ovo em pé, com o lançamento do aplicativo para iPhone Synk – com ele os frequentadores das festas em que ele toca: podem assistir imagens (exclusivas) do show, enviar mensagens que aparecem no telão e interagir com o aúdio e com o vídeo. O mais interessante é que esse tipo de tecnologias pode ser replicada com um custo zero:http://www.ilankriger.net/producao-musical-live-pa-dj-e-vj/ritchie-hawtin-coloca-novamente-o-ovo-em-pe-aplicativo-synk-para-iphone-a-nova-era-dos-djs-comecou/

O mesmo DJ também lançou uma revolução a dois anos atrás é software que envia o nome da música e e do artista para o twitter dele, assim que está assistindo ao show pode saber exatamente de quem é a música: http://www.ilankriger.net/producao-musical-live-pa-dj-e-vj/traktor-incorporou-o-twitter/

O DJ vai mudar em um futuro próximo?

Eu acredito que não é você?
Um lado muito interessante do barateamento das músicas e ferramentas é que mais e mais pessoas vão ter acesso a esse tipo de prática, com isso devemos zerar a exclusão social que reuinou neste universo nos últimos anos.

Novas tecnologias estão tomando conta, mas isso não significa que um computador e um robô podem facilmente tomar o lugar dos DJs, a técnica para apresentar as música pode mudar rapidamente, mas o bom gosto, seleção musical, psicologia de pista não vão mudar.

  • Um bom DJ, conhece suas músicas sabe como elas tocam as pessoas, ele conduz a pista de dança da mesma forma que um maestro conduz uma orquestra.
  • Um bom DJ não faz da sua apresentação apenas uma sequencia de batidas, ele conta uma estória, emociona e cativa as pessoas, isso nenhuma tecnologia vai conseguir substituir.

A música e estilos vão evoluir?

Esse lado é muito polêmico pois muitos estudiosos de música, defendem que todas as notas, intervalos e andamentos já foram testados (de uma olhada nos comentários deste artigo: Competição – Mude a música eletrônica para sempre – Você no Beatport), com isso no futuro vão existir novas combinação mas não novos gêneros e estilos musicais.

Uma grande tendência é o crescimento de misturas com sons regionais. Como as ferramentas de produção e distribuição estão mais baratas vai ficar mais fácil para que pequenas e distantes comunidades mostrem para o mundo o seu tipo de música. Um bom exemplo no Brasil é o Funk Carioca e o Techno-Brega. O meu projeto Tribo Brazil também tem feito muito sucesso por onde passa com a mistura de música eletrônica e música brasileira.

Como serão as baladas mais modernas daqui a 3/5 anos?

Na minha opinião, uma boa festa vai precisar de:

  • Som de qualidade,
  • Iluminação e vídeo controlada pelo DJ,
  • Rede de wi-fi rápida para a troca de mensagens e interação entre os frequentadores e artistas
  • Staff educado e bem treinado

Mas mesmo com isso tudo a peça principal ainda vai ser a música e um bom DJ que saiba conduzir o público.

Por: http://www.ilankriger.net

.